Home

>

Blog

>

Quando procurar um Oftalmologista? Veja 5 sinais para ir a uma consulta

Quando procurar um Oftalmologista? Veja 5 sinais para ir a uma consulta

Oftalmologista em Presidente Prudente

É cada vez mais comum encontrar pessoas com problemas de visão. A dificuldade para ler, enxergar uma placa de trânsito com nitidez e ter sensibilidade à luz, são apenas alguns sinais de quando procurar um oftalmologista.

Nesse contexto, as doenças oculares podem surgir em qualquer pessoa, em qualquer idade.  Diante disso, selecionamos os 5 principais sinais que indicam que você deve procurar por um especialista oftalmológico para ajudá-lo. Acompanhe!

5 sinais que você precisa de uma consulta oftalmológica

 

1. Dor de cabeça 

O que pode parecer uma simples dor de cabeça, ou enxaqueca, pode ser um sintoma de problemas de visão, especialmente se estiver associada a certas condições visuais.

Quando os olhos têm dificuldade em focar corretamente, o cérebro precisa trabalhar mais para processar as informações visuais, o que pode resultar em dores de cabeça. Diante desse cenário, não deixe de fazer uma consulta oftalmológica.

2. Sensibilidade à luz

A sensibilidade à luz, também conhecida como fotofobia, pode ser um sinal de que está na hora de procurar um oftalmologista. 

A fotofobia pode se manifestar como uma sensação de desconforto ou dor nos olhos em ambientes com luz intensa, como a luz do sol ou a iluminação artificial.

Por sua vez, esse sinal pode ser um sintoma de condições oculares, como inflamações na córnea, uveíte, conjuntivite ou lesões na superfície ocular. 

3. Dificuldades para enxergar de perto/longe 

A dificuldade em enxergar de perto é uma condição comum relacionada ao processo natural de envelhecimento. Por isso, pessoas mais velhas sentem mais dificuldade para, por exemplo, fazer uma leitura ou realizar tarefas que exigem visão de perto.

Nesses casos, a correção pode ser feita com o uso de óculos de leitura, lentes multifocais ou até mesmo a cirurgia refrativa.

4. Flash ou círculo de luz

Se você costuma ver flashes ou círculos de luz ao focar em um ponto de luz, como a de um poste na rua, por exemplo, provavelmente está passando por um sintoma de astigmatismo ou catarata.

Por isso, é recomendado procurar um oftalmologista e fazer exames periódicos para encontrar as melhores alternativas em cada situação.

5. Dificuldades para enxergar à noite também indica que você precisa de uma consulta oftalmológica

Você sente dificuldade de enxergar à noite? Dirigir no escuro ou se locomover em salas de cinema, por exemplo? Com isso, também deverá procurar um oftalmologista imediatamente. 

Essa condição pode ser preocupante, pois pode afetar significativamente a qualidade de vida e a segurança do indivíduo em situações de baixa luminosidade, como dirigir à noite.

Distúrbios da córnea, como ceratocone ou cicatrizes corneanas, podem contribuir para a dificuldade em enxergar à noite. Ademais, uma visão muito embaçada também pode dificultar a visão noturna significativamente.

 

Quais as principais causas de doenças oculares?

Muitos fatores podem desencadear doenças ou condições oculares em um indivíduo.

Tudo isso pode afetar diferentes estruturas dos olhos e causar sintomas variados, podendo comprometer a visão e a qualidade de vida das pessoas.

Portanto, conheça quais são as principais doenças oculares para agir a tempo:

- Catarata: consiste na opacificação do cristalino, que leva à diminuição da visão;

- Glaucoma: condição ocular caracterizada pelo aumento da pressão intraocular que pode levar a danos no nervo óptico e perda progressiva da visão;

- Degeneração Macular relacionada à Idade (DMRI): condição que afeta a mácula, região central da retina responsável pela visão detalhada;

- Retinopatia diabética: causa a diminuição da visão progressivamente ou subitamente à medida que o nível de glicose do diabético fica elevado;

- Erros de refração: condição em que o feixe de luz em um ambiente externo atravessa o globo ocular e forma a visão na retina.

Considerando todas essas doenças e condições oculares, quanto mais cedo for feito o diagnóstico, melhores as chances de recuperação e prevenção de danos maiores.

Portanto, é fundamental ficar atento aos sinais e procurar um oftalmologista para uma consulta oftalmológica o quanto antes. 

Agende uma consulta oftalmológica no Instituto de Oftalmologia Castilho e converse com um de nossos especialistas!