Cirurgia de Glaucoma

O objetivo da cirurgia de glaucoma é reduzir e controlar a pressão intraocular, o que ajuda a prevenir o agravamento das lesões no nervo óptico e, por consequência, preservar a acuidade visual do paciente.

Imagem referente ao tratamento: Cirurgia de Glaucoma

Quando a cirurgia é indicada?

 

A cirurgia é recomendada nos casos em que a pressão intraocular não pode ser adequadamente controlada por meio do uso de medicamentos.

 

A cirurgia causa dor?

Durante a cirurgia, é aplicada anestesia, o que significa que o paciente não sentirá dor. No pós-operatório, é comum que o paciente experimente algum desconforto, como sensação de olho seco ou a sensação de ter um pequeno grão de areia nos olhos.

 

Quais são os riscos?

Em todo procedimento cirúrgico, há possibilidade de ocorrer complicações, que variam de acordo com a gravidade do glaucoma. No entanto, é importante ressaltar que os riscos associados são considerados baixos em comparação aos benefícios proporcionados. O glaucoma é uma doença crônica que, se não tratada ou operada, pode levar à perda irreversível e completa da visão.

 

Qual o tempo da cirurgia e da recuperação?

O tempo de duração da cirurgia dependerá da técnica utilizada, podendo variar de 40 a 50 minutos. Da mesma forma, o período de recuperação pós-operatória seguirá essa mesma variação, podendo ocorrer em alguns dias ou estender-se por algumas semanas.

Orientações ao paciente

Após o procedimento, é importante que o paciente mantenha cuidados básicos de higiene e siga o uso dos colírios conforme as orientações médicas, por aproximadamente 30 dias. É fundamental ressaltar que, mesmo após uma cirurgia bem-sucedida, o acompanhamento contínuo e permanente é necessário, uma vez que o glaucoma é uma doença crônica.


 

Fale agora com a equipe do Instituto de Oftalmologia Castilho

Preencha os campos e logo entraremos em contato