Home

>

Blog

>

Cirurgia de catarata pode ser combinada com a cirurgia refrativa?

Cirurgia de catarata pode ser combinada com a cirurgia refrativa?

Oftalmologista em Presidente Prudente

A cirurgia de catarata é um procedimento comum para tratar a opacificação do cristalino, que pode afetar a visão de muitas pessoas.

Por outro lado, a cirurgia refrativa é indicada para corrigir problemas de refração, como miopia, hipermetropia e astigmatismo, reduzindo ou eliminando a necessidade de óculos, ou lentes de contato.

Neste artigo, discutiremos se a cirurgia de catarata pode ser combinada com a cirurgia refrativa, abordando algumas questões importantes sobre esse assunto.
 

A cirurgia de catarata pode ser realizada nos dois olhos?

Sim, a cirurgia de catarata pode ser realizada nos dois olhos, embora não seja feita simultaneamente.

Normalmente, os oftalmologistas realizam a cirurgia em um olho primeiro e, após a recuperação bem-sucedida desse olho, procedem com a cirurgia no segundo olho, se necessário.

Isso permite que os pacientes mantenham uma visão funcional durante o processo de recuperação
 

Quem já fez a cirurgia de catarata pode fazer a cirurgia refrativa?

Pacientes que já passaram pela cirurgia de catarata podem, em alguns casos, fazer a cirurgia refrativa para corrigir erros de refração remanescentes após a remoção da catarata.

No entanto, essa decisão depende da saúde ocular geral do paciente e da avaliação do oftalmologista.

Em alguns casos, a cirurgia de catarata pode incluir a implantação de uma lente intraocular que corrige a visão, eliminando a necessidade de óculos ou lentes de contato. Se isso não for suficiente, a cirurgia refrativa pode ser uma opção adicional.
 

Ainda é necessário fazer o uso do óculos de grau mesmo após a cirurgia refrativa?

A cirurgia refrativa visa reduzir ou eliminar a dependência de óculos ou lentes de contato, mas não garante que você nunca mais precisará deles.

A necessidade de óculos após a cirurgia refrativa pode depender de diversos fatores, como a idade e a evolução dos seus olhos ao longo do tempo.

Algumas pessoas podem continuar a usar óculos para tarefas específicas, como leitura ou visão de perto, mesmo após a cirurgia refrativa.

É importante discutir suas expectativas com a Clínica Instituto de Oftalmologia antes de realizar qualquer procedimento.


A Clínica Instituto de Oftalmologia em Presidente Prudente oferece uma ampla gama de cirurgias oculares, incluindo cirurgia de catarata e cirurgia refrativa.

Se você está considerando qualquer um desses procedimentos, agende uma consulta conosco para discutir suas necessidades específicas e as opções disponíveis. Nossa equipe de oftalmologistas experientes está comprometida em fornecer atendimento personalizado e orientação para buscar o melhor cuidado para a saúde dos seus olhos.