Home

>

Blog

>

Transplante de córnea: como funciona o procedimento?

Transplante de córnea: como funciona o procedimento?

Oftalmologista em Presidente Prudente

O transplante de córnea é um procedimento oftalmológico importante que pode melhorar significativamente a qualidade de vida de pacientes com doenças da córnea

Neste artigo, exploraremos como o transplante de córnea funciona e as situações em que ele pode ser necessário. Além disso, abordaremos os tipos de transplante de córnea e os cuidados pós-operatórios envolvidos nesse procedimento.
 

Quando pode ser necessário um transplante de córnea?

Um transplante de córnea é indicado quando a córnea, a camada transparente localizada na parte anterior do olho, fica danificada devido a doenças, infecções, lesões ou distúrbios genéticos. Alguns dos problemas oculares que podem requerer um transplante de córnea incluem:

  • Ceratocone: uma condição em que a córnea se torna fina e cônica, resultando em uma visão distorcida. 
  • Distrofias corneanas: distúrbios hereditários que afetam a saúde da córnea. 
  • Cicatrizes ou lesões na córnea: causadas por ferimentos ou infecções.
     

Conheça os tipos de transplante de córnea

Existem dois tipos principais de transplante de córnea:

  1. Transplante de Córnea Penetrante (TCP): Neste procedimento, é substituída a córnea completa, o que pode ser necessário em casos graves de doenças da córnea. O cirurgião remove toda a córnea e a substitui por uma córnea doadora saudável. Esse tipo de transplante é mais comum em casos de ceratocone avançado e distrofias corneanas. 
  2. Transplante de Córnea Endotelial (TCE): Este procedimento substitui apenas a camada interna da córnea, conhecida como endotélio. É uma técnica mais seletiva, usada em condições como o edema corneano Fuchs, onde apenas a camada mais profunda da córnea está comprometida.

A escolha do tipo de transplante depende da condição específica do paciente e do grau de dano na córnea.
 

Cuidados pós-operatórios no transplante de córnea

O sucesso do transplante de córnea depende, em grande parte, dos cuidados pós-operatórios. Após a cirurgia, o paciente deve seguir as instruções do oftalmologista, que podem incluir o uso de medicamentos tópicos, óculos de proteção e a necessidade de evitar atividades que possam aumentar o risco de lesões.

É fundamental comparecer às consultas de acompanhamento agendadas na Clínica Instituto de Oftalmologia, para que o oftalmologista possa monitorar a recuperação e fazer os ajustes necessários no tratamento.

A Clínica Instituto de Oftalmologia em Presidente Prudente oferece serviços de transplante de córnea e atendimento especializado para pacientes que necessitam desse procedimento.

Se você enfrenta problemas de saúde na córnea e está considerando um transplante, agende uma consulta conosco para discutir suas opções e receber orientações adequadas.

Estamos aqui para ajudá-lo a recuperar a saúde ocular e melhorar a qualidade de vida.